Os livros paroquiais de matrimônio na Espanha são fontes primárias importantes para a reconstrução da história familiar. Durante as investigações, é comum se deparar com os termos “desposados” e “velados”, principalmente na margem da partida.
Muitas vezes, o “desposorio” e a “velación” acontecem no mesmo dia, todavia, em outras podem ocorrer com anos de diferença. Mas, afinal, o que significa tais términos?
Desposorio
O desposorio, termo derivado do latim “desponsare”, representa o compromisso solene de prometer-se em casamento. Era um compromisso formal entre duas pessoas, sinalizando a intenção de se unirem em matrimônio no futuro próximo. Os registros paroquiais atestavam esse compromisso, conferindo-lhe validade legal e religiosa.
Velación
Conforme o Dicionário da Real Academia Española:
“Ceremonia instituida por la Iglesia católica para dar solemnidad al matrimonio, y que consistía en cubrir con un velo a los cónyuges en la misa nupcial que se celebraba, por lo común, inmediatamente después del casamiento, y que tenía lugar durante todo el año, excepto en tiempo de Adviento y en el de la Cuaresma”.
“Cerimônia instituída pela Igreja Católica para conferir solenidade ao matrimônio, que consistia em cobrir os cônjuges com um véu durante a missa nupcial, geralmente realizada imediatamente após o casamento. Essa cerimônia ocorria durante todo o ano, exceto nos tempos do Advento e da Quaresma.”
Ou seja, era uma cerimônia antiga realizada durante o sacramento do matrimônio. Nesse ritual, passavam um véu sobre a cabeça da noiva e sobre o ombro do noivo, simbolizando a união e o compromisso matrimonial.
Quando os noivos eram desposados e velados?
Embora originalmente realizassem os desposorios e as velaciones em dias distintos, ao longo do tempo, combinaram esses rituais em uma única celebração. Os registros paroquiais refletem essa mudança, muitas vezes indicando a realização da velación no mesmo dia do desposorio.
Os registros paroquiais também incluíam os padrinhos que participavam da velación. Geralmente, eles eram pessoas próximas ao casal, e seus nomes fornecem aos genealogistas pistas adicionais sobre o contexto familiar dos noivos. Outro detalhe é que nem sempre os padrinhos do desposorio e da velación eram os mesmos.
Deixe um comentário