Os Arquivos são lugares indispensáveis para quem faz investigação genealógica, isso porque guardam e preservam inúmeros documentos e registros históricos. É possível encontrar livros paroquais, cartas, livros notariais, censos, fotografias e até mesmo gravações em áudio e vídeo.
Para quem busca informações de antepassados na província de Almería, a seguir estão alguns Archivos Almerienses onde você pode iniciar sua investigação.
Archivo Histórico Provincial de Almería

O Decreto de 12 de novembro de 1931 criou o Archivo Histórico Provincial de Almería (AHPAL), sendo um dos primeiros da Espanha. Em março de 1932, a Junta do Patronato do Arquivo Histórico Provincial se formou para gerenciar a coleta dos registros notariais de Almería e região. Os primeiros registros chegaram em 1935.
Já em 1984, a Comunidade Autônoma da Andaluzia assumiu a administração desse arquivo, que era estatal.
Hoje, é administrado pela Consejería de Cultura da Junta de Andaluzia.
Apenas uma parte do acervo está digitalizada e online; o restante requer consulta presencial.
Archivo de la Diputación Provincial de Almería

O Archivo da Diputación Provincial de Almería (Dipalme) reúne, conserva e organiza toda a documentação produzida por essa instituição desde sua criação.
Entre os seus documentos importantes estão o fundo da Beneficencia, que cobre o período de 1514 até a segunda metade do século XIX.
Com o decreto de 1868, o governo extinguiu as Juntas Provinciales de Beneficencia, transferindo suas funções para as Diputaciones Provinciales, que então criaram seções específicas para gerenciar esses assuntos.
O arquivo também possui documentos sobre as Quintas, datados de 1835 a 1934, provenientes da Comisión Mixta de Reclutamiento. Esta comissão, embora fora da estrutura orgânica da Diputación, estava intimamente ligada a ela.
Outro acervo interessante é o fundo eleitoral, com séries sobre as eleições de vereadores, deputados provinciais, deputados às Cortes e senadores, além de diversos referendos realizados.
Parte do acervo encontra-se digitalizada, como Actas de la Comisión Provincial, Actas de la Junta Municipal Beneficencia, Registro de Enfermos e Registro de Entrada de Expósitos.
Archivo Diocesano de Almería
O Archivo Diocesano de Almería conserva livros de batismos, matrimônios, óbitos e confirmaciones de inúmeras paróquias da província.
Os livros com mais de 100 anos devem estar no Archivo Diocesano, entretanto, nem todas as paróquias transladaram o seu acervo, sem contar que há livros que foram destruídos no decorrer do tempo.
No “Guía de los Archivos de la Iglesia en España” há informações sobre os livros existentes em cada paróquia – vale ressaltar que ele não reflete totalmente a realidade dos documentos, podendo haver outros disponíveis.
A seguir, está a tabela com documentos do Archivo Diocesano de Almería com base no Guía:
Outros Arquivos
Os Archivos Municipales também são uma excelente fonte de pesquisa, pois contêm uma ampla variedade de documentos da área abrangida.
Muitos possuem documentos anteriores ao século XV e em um bom estado de conservação. A maior parte não possui documentação digitalizada, entretanto, alguns têm investido nisso para preservar e difundir a história do seu povoado.
Por exemplo, o Archivo Municipal de Vera apresenta uma vasta quantidade de documentação digitalizada, como libros de vecindad, actas capitulares, expedientes de hidalguía, libros de registro civil, expedientes de reemplazo, censo electoral, libros de cuentas del hospital, repartimiento etc.
Deixe um comentário